O LIVRO DA REVELAÇÃO

Apocalipse 5

Versículos de 1 a 14

1 ViEste capitulo explica como esta revelação chegou até nós., na mão direita daquele que estava sentado no trono, um livroVi na mão direita daquele que estava sentado no trono, um livro: Foi após a abertura desse livro, que as coisas que devem acontecer se tornaram conhecidas! escrito por dentro e por fora, de todo selado com sete selos Selado com sete selos: A abertura dos selos deram acesso as coisas escritas no livro, as quais, foram antecipadas na forma de cenas. Mais tarde, João as registrou, formando assim, o conteúdo do capítulo seis ao vinte e dois deste livro de Apocalipse..

2 Vi, também, um anjo forte, que proclamava em grande voz: Quem é dignoQuem é digno de abrir o livro e lhe desatar os selos?: Tomar conhecimento do conteúdo do livro, era um direito a ser conquistado. Uma questão de mérito! de abrir o livro e de lhe desatar os selos?

3 Ora, nem no céu, nem sobre a terra, nem debaixo da terra, ninguémOra, nem no céu, nem sobre a terra, nem debaixo da terra, ninguém podia abrir o livro, nem mesmo olhar para ele: Este fato, demonstra a importância que Deus dá ao conhecimento dessas coisas.  podia abrir o livro, nem mesmo olhar para ele;

4 e eu chorava muito, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele.

5 Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceuEis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e seus sete selos:  Através de sua vida e morte, Jesus conquistou o direito de tornar essas coisas  conhecidas entre nós. para abrir o livro e os seus sete selos.
6 Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um CordeiroUm Cordeiro: Uma figura representativa de Jesus. como tendo sido mortoComo tendo sido morto: O mesmo que morto a pouco tempo. Na linha de tempo, essa cena ocorreu, no Céu, em torno de 90 d.C. Pouco tempo depois da morte de Jesus.. Ele tinha sete chifresEle tinha sete chifres: Os chifres representam poder. Isto indica que Jesus, por causa da sua vitória na cruz,  como homem, conquistou todo poder, tanto no Céu, como na Terra!, bem como sete olhosSete olhos: Fala do conhecimento de Deus. Através da pessoa do Espírito Santo, os olhos do Senhor estão sobre toda a Terra., que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra.

7 Veio, pois, e tomou o livro da mão direita daquele que estava sentado no trono;

8 e, quando tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santosSantos: Se refere aos remidos. São aqueles que crêem na salvação de Deus. São chamados santos, porque através da fé no Salvador, foram declarados inocentes nas questões relacionadas ao pecado.,

9 e entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação

10 e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra.

11 Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares,

12 proclamando em grande voz: Digno é o CordeiroCordeiro: Jesus é chamado assim, porque no futuro receberá um novo nome. Para não fazer concorrência com o nome atual, e ao mesmo tempo, indicar essa mudança, o Espírito Santo utiliza, neste livro,  um nome de identificação (Cordeiro). que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor.

13 Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos.

14 E os quatro seres viventes respondiam: Amém! Também os anciãos prostraram-se e adoraram.

Deixe um comentário